![]() |
By Erik Thor Sandberg |
Acelino
Pontes
(ex-Max
Planck-Institut für Hirnforschung, Köln;
Estudos:
Direito, Filosofia, Física, Matemática, Medicina, Psicologia e
Teologia,
em
Berlin, em Fortaleza, em Köln, em Lisboa e em München;
Professor
visitante: Aachen,
Berlin
[FU],
Bielefeld,
Bochum,
Bonn,
Düsseldorf,
Hamburg,
Hannover
[MHH],
Heidelberg,
München
[LMU],
São
Paulo – SP [USP],
Vitória – ES e
Wiesbaden
[DGIM];
Acadêmico
Titular: Academia Cearense de Direito e
Academia Cearense de Matemática)
Partindo
de Leibniz e Spinoza, construindo conceitos no ambiente
da subjetividade, da intersubjetividade e da transindividualidade,
Benjamin funda uma novel Metafísica Política, que arcaboiça
a sua Estética na Política.
Daí
desvela-se a esfera do pensamento político benjaminiano
impregnado pela diferença que cada indivíduo revela dentro da
comunidade. Do fenômeno da transindividualidade essa diferença
trasvasa ao outro, que a esposa edificando uma intersubjetividade da
diferença.
A
percepção desse constructo
benjaminiano nos indica
uma forte impregnação pelo encadeamento da
Schlüsselkompetenz1,
no momento em que eleva a sua Metafísica e a sua Estética Política
a um juízo constituído de uma complexidade ímpar e de uma
eficiência plena.
Seguindo
esses preceitos, estamos lançando a questão da Metafísica e
Estética Política em Benjamin à uma análise metodológica,
na tentativa de encontrar o sentido dessa evoluções, o ontológico
e o ratio, a praticidade, a subjetividade e a objetividade, a
competência e necessitudo da sua teoria política, desde a
constituição de uma teoria do conhecimento até a teorização e
práxis política.
O
início do Século XX se desenvolveu em meio a grandes conflitos
sociais, econômicos e filosóficos, conflitos de extrema gravidade,
que levaram a uma disputa bélica dizimante de uma boa parte da
Europa por morte, fome e miséria. No espaço filosófico, as
temáticas de importância sempre estavam ligadas a um forte clamor
nacionalista, que encaminhou à fundação da Sociedade Alemão de
Filosofia [Deutsche Philosophische
Gesellschaft] em torno de Bruno Bauch.
Essa se aventura em congregar uma tendência dominante ao tempo, a
Wertphilosophie [Filosofia do Valor], que findou servindo de
antídoto ao fenômeno nacionalista (PONTES[5], 2011).
Muitos
daqueles pensadores com orientação nacionalista tentaram destruir a
questão da humanidade como um todo, para entronizar na nação a
corrente utilitarista, no momento em que os interesses individuais
devem ceder aos fins da própria nação. Estava assim preparado o
fértil terreno nidificante do nacional-socialismo. A partir dessa
evolução eclode a Filosofia benjaminiana, fundando uma
incondicional oposição às tendências da filosofia nacionalista e
utilitarista, que naturalmente o tornou abominado inimigo do regime
nazista. Como desafeto do Estado ficou proibido de falar, de escrever
e até de viajar. Essa mordaça o levou à ruína financeira e ao
exílio.
Em
sua obra, Benjamin funda um pensamento político que se desenvolve a
partir das seguintes manufaturas idárias:
A alegoria e a melancolia são dois conceitos fundamentais nas reflexões do filósofo alemão Walter Benjamin. A busca da origem e do lugar do drama barroco na tradição alemã aparecem, sobretudo, no livro A Origem do Drama Barroco Alemão, escrito em 1928 e pensado como tese de livre-docência. É interessante ressaltar que, ao mesmo tempo em que Benjamin problematiza a insuficiência de vários conceitos e reflete sobre a melancolia, também sugere – no final da segunda parte do livro – que a História poderia ser concebida como drama trágico.Palavra-chave em sua filosofia, principalmente para a compreensão de seus escritos finais – suas teses sobre o conceito de História - a melancolia é o paradigma do príncipe no drama barroco.Partindo da melancolia alada düreniana, Benjamin leva suas reflexões ao extremo, ao sugerir uma concepção de História aberta, contrariando a historiografia dominante, de base positivista. A alegoria, contraparte da melancolia, aparece na terceira parte do livro denunciando a falsa aparência de totalidade da imago mundi. Assim, a imagem alegórica, que é sempre fragmentária e melancólica porque transitória, não nos deixa esquecer da facies hippocratica da História. (SOARES, [s.d.])
A
partir da análise epistemológica da concepção política e
estética de Benjamin, procura-se, sob abrangência teleológica,
estabelecer vínculos de conteúdo e de método, para conectar uma
visão de congluência, que articula a formação de
Competência-Chave nos seus contructos da teoretização da
política, quando da aplicação prática, em especial,
enquanto produção estética.
Ainda,
a título de objetivo específico, se faz inevitável um estudo
pontual da formulação de conceitos e axiomas soerguidos por
Benjamin, que se possa aplicar em situação estética e sua
problemática. Dentro dessa problemática se dará ênfase à
avaliação crítica e ontológica do descrédito da política, da
instrumentalização do poder e da alargada crise ética.
Na
extensão do procedere metodológico sequencial, será
realizado o estudo da obra Origem do Drama Barroco Alemão,
que já ao prefácio, o autor funda uma nova perspectiva
epistemológica a que titula de "Teoria Crítica do
conhecimento" num anelo de uma novel teorização política.
No bojo do trabalho entremostra com robusta compleição a sua visão
política, quando dá expressão à teologia, à arte e à linguagem
como importantes ferramentas conceptualis.
![]() |
Cidade de Conques, na França. Fonte: Internet. |
A
partir daí se elege o estudo de "Experiência e Pobreza",
seguido da análise de "O Narrador" e de "Teorias
do Fascismo Alemão", para concluir com o estudo de "Teses
por um Conceito de História".
Se
parte, ao final, à apreciação dos momentos elegidos durante a
elaboração da dissertação em relação à conexão com o conceito
'Competência-Chave', não sem antes propor uma metafísica aplicável
à questão.
O
conceito Competência-Chave (ou Qualificação-Chave, como também é
conhecido) surgiu na década de 70 do século passado desenvolvido
por esforços de levar a educação na Alemanha à discussão sobre o
mercado de trabalho, introduzindo nessa temática o ensino de
competência-chave, num denodo de amenizar a discrepância existente
entre a escola e a economia, bem como o distanciamento da dinâmica
do mercado produtivo e a sociedade em geral. Essa evolução foi
inaugurada pelo economista alemão Dieter Mertens, que
definiu Competência-Chave como sendo
[...] qualificações interdisciplinares que habilita ao agir. No âmbito dos Recursos Humanos, ao lado da especialização, essas representam a segunda área central do desenvolvimento pessoal. Portanto, elas, não são conhecimento técnico, mas possibilitam o manejo competente do conhecimento especializado. Nisto, se compõem as qualificações-chave de um amplo espectro de abrangentes habilidades, q ue tanto advêm do domínio cognitivo, bem como do afetivo. Essas competêncis podem ser utilizadas e transmitidas, de forma flexível e inovadora, em diferentes situações e funções.2 (SCHLÜSSELQUALIFIKATION, 2011)
Nesse
alamiré, resta patente que ao se abordar a Competência-Chave, não
nos remetemos à competência especializada em si, mas tão somente à
capacidade flexível
e inovadora de
construção, de adaptação e de transferência de competência
especializada. Ademais, como bem define a Bildungskommission
NRW
[Nordrhein-Westfallen]3:
[...] (competências-chave) são habilidades, atitudes e elementos de conhecimento genéricos e adquiríveis, que na solução de problemas e no adquirir novas competências, encontre utilização num máximo possível de esferas de conteúdos, de modo que exsurja uma capacidade de agir, que possibilite a satisfação tanto das exigências individuais como a sociais.4 (Ibd.)
Então,
se dedica o presente trabalho à busca de indicativos que
transpareçam em competência-chave na construção benjaminiana de
uma nova Estética e Metafísica Política.
Antes
da análise do trabalho de Benjamin,
é importante realçar o contexto histórico que esse importante
representante da Escola de Frankfurt
vivenciou. Assim, a nação alemã afoga-se, ao seu tempo, numa
incomensurável crise ética em todos os ambientes governamentais,
públicos e privados. A forte apatia política embasa uma inércia
perigosa para o país, apesar do volumoso crescimento sócio-econômico
anteriores à segunda grande guerra. É período de ditadura e de
morte, com uma resistência anêmica e ineficaz. (PONTES[5], 2011)
Daí
se atinar que essa situação de extremos tenha decididamente
influenciado em muito o seu trabalho, mesmo porque Benjamin
se torna vítima fatal dessa tragédia histórica mundial.
Na
edificação de uma metafísica que sustente o seu pensar, envolve-se
Benjamin,
como tomamos de CALLADO ([s.d.]),
com a redefinição de conceitos como Abglanz
[espelhação], Ausnahmezustand
[situação de exceção], Bruchstück
[fragmento], carpe
diem [colha o dia], Dialektik
im Stillstand [dialética na
imobilidade], Eingedenken
[lembrança], Erfahrung
[experiência], ethische Würde
[dignidade ética], Fortschritt
[progresso],
Geist [espirituosidade],
Geistesgegenwart
[presença de espírito], Gewalt
[violência], Gnadensonne [sol
da graça], Haben
[posse], Heilsgeschehen
[acontecimento salvífico], Herrschende
[vencedores], Jetztzeit [agora],
profane Erleuchtung
[iluminação profana], Schockerlebnis
[experiência de choque], Schöpfungsstand
[estado de criação],
Selbstbehauptung
[auto-afirmação], Trauerspiel
[tragédia], Unmensch
[inumanos], Unterdruckte
[vencidos], Ursprung [origem],
Wahrheitsgehalt
[conteúdo de verdade], etc. Não raro
esses conceitos assumem um significação bem distante do sabido,
quando não antagônico.
Dada
essas implicações, se faz necessário o apuro ontológico da
questão sub examine dentro
de uma análise profícua e cientificamente fundada com o desiderato
de encontra um agenciamento de uma re-engenharia da conjuntura da
estética política em Benjamin.
Nessa linha, computando o entendimento de Benjamin,
se passa a expor aspectos relevantes da visão conceitual calcada no
[...] papel da dialética na imobilidade: zelar pela integridade das essências, libertando a idéia da exigüidade conceitual envergada sobre a incógnita totalitária: “as ideias podem ser descritas como a configuração em que um extremo se encontra com outro extremo”,5 daí a necessidade de se revisar constantemente o conceito, no tempo dirigido pela aceleração que tudo devasta. (CALLADO, [s.d.])
Não
se pode desconsiderar nesse estudo complexo problemático típico da
época (apud GOMES, 2006, p.
4):
Benjamin realça as várias tentativas dos partidos políticos, nomeadamente os Fascistas que temia e desprezava, em darem uma vertente estética à política, ou como o expôs: todos os esforços para introduzir uma estética na política culminam num ponto: a guerra6.
E
nesse obra Benjamin nos apresenta uma vertente importante da sua
Estérica: a Arte.
Dentro
desses contextos se levanta a hipótese da aplicação do conceito de
competência-chave ao trabalho de Benjamin.
Referências
Bibliográficas
BENJAMIN,
Walter: A
Obra de Arte na Era da sua Reprodutibilidade Técnica (Título
Original: Das Kunstwerk im Zeitalter seiner Technischen
Reproduzierbarkeit, 1936-39). 14 p. Disponível em
<http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=benjamin%2C%20walter%3A%20a%20obra%20de%20arte%20na%20era%20da%20sua%20reprodutibilidade%20t%C3%A9cnica%20%20filetype%3Apdf&source=web&cd=1&ved=0CBwQFjAA&url=http%3A%2F%2Fwww.mariosantiago.net%2FTextos%2520em%2520PDF%2FA%2520obra%2520de%2520arte%2520na%2520era%2520da%2520sua%2520reprodutibilidade%2520t%25C3%25A9cnica.pdf&ei=Oni9TsgNxdLaBdOTwLsF&usg
=AFQjCNFJE_9l5 qmls0o7qAuDA3QMPF912Q&cad=rja>. Acesso em:
11/11/2011 16:45.
BENJAMIN,
Walter: Origem do Drama Barroco Alemão (Trad. Sérgio Paulo
Rouanet). São Paulo: Brasiliense, 1984. 332 p.
CALLADO.
Tereza de Castro: A
Metafísica benjaminiana e o agora (Jetztzeit).
Caderno Walter Benjamin, Fortaleza, Caderno 02, [s.d.]. 19 p.
Disponível em <http://www.gewebe.com.br/pdf/metafisica.pdf>.
Acesso em: 10/11/2011 07:21.
FLUSSER,
Vilém (1994). Brasilien oder die Suche nach dem neuen Menschen:
Für eine Phänomenologie der Unterentwicklung. Mannheim:
Bollmann. (Fenomenologia do brasileiro: em busca do novo homem. Rio
de Janeiro: EdUerj. 1998). Disponível em
<http://www.mariosantiago.net/Textos%20em%20PDF/Fenomenologia%20do%20brasileiro.%20Vil%C3%A9m%20Vlusser.pdf.>.
Acesso em: 25/05/2011 19:36
GERALDO,
Sheila Cabo: Sobre a Origem do Drama Barroco Alemão. O
que nos faz pensar, n.º 6, Agosto de 1992. p. 90-101.
GOMES,
Filipa: A Obra de Arte na Era da sua Reprodutibilidade Técnica,
Walter Benjamin - Recensão Crítica. Lisboa: Faculdade de
Belas-Artes da Universidade de Lisboa, 2006. 52 p. Disponível em
<www.arte.com.pt/text/filipag/walterbenjamin.pdf>. Acesso em:
11/11/2011 16:20.
KANG,
Jaeho: A
crítica da cultura de Walter Benjamin
(Trad. Joaquim Toledo Júnior). Novos Estudos 84, Julho 2009 , p.
215-233. Disponível
em
<http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=kulturgeschichte%20benjamin%20filetype%3Apdf&source=web&cd=2&ved=0CCIQFjAB&url=http%3A%2F%2Fwww.scielo.br%2Fpdf%2Fnec2Fn84%2Fn84a12.pdf&ei=QXS9Tvj5CsGs2gWZwvyfBQ&usg=
AFQjCNGcThIA4YBVSsRWOvu6ttKo8mUEQg&cad=rja>. Acesso em:
11/11/2011 09:45.
LOBO,
Marta Santos da Silva Holanda: Qualificações-Chave
na Indústria Têxtil Brasileira - Uma Redefinição Conceitual para
as Exigências de Formação no Mercosul.
Rio de Janeiro: COPPE/UFRJ - Programa de Engenharia de Produção
Centro de Tecnologia, [s.d.]. 8 p. Disponível em
<http://www.abepro.org.br/biblioteca/ENEGEP1997_T2603.PDF>.
Acesso
em: 08/11/2011 09:45.
MERTENS,
Dieter: Schlüsselqualifikationen.
Thesen zur Schulung für eine moderne Gesellschaft.
Mitteilungen aus der Arbeitsmarkt- und Berufsforschung, 7. Jg./1974,
S. 36-43.
OECD:
Definition und Auswahl von
Schlüsselkompetenzen. Paris:
OECD, 2005. 22 p. Disponível em
<http://www.oecd.org/dataoecd/36/56/35693281.pdf>. Acesso
em: 08/11/2011 09:52.
OECD:
Learning for Tomorrow’s World, First
Results from PISA 2003. Programme
for International Student Assessment. Paris: OECD 2004.
OLIVEIRA,
Manfredo de (Org.): Correntes Fundamentais da Ética
Contemporânea. Petrópolis-RJ: Vozes, 2000. 255 p.
PONTES,
Acelino[1]: Conceito de História contra o Conceito de Historicismo
em Benjamin. Artigo apresentado no Centro de Humanidades da
Universidade Estadual do Ceará, como requisito parcial da disciplina
Ética - Antropologia Filosófica. Fortaleza: Universidade
Estadual do Ceará - UECE, 2011. 17 p.
PONTES,
Acelino[2]: Descartes, ein Philosoph oder ein Frömmler - Kritische
Darstellung zur 4. Meditation von Descartes. Köln: Eigenverlag, Maio
1977.
PONTES,
Acelino[3]: Fenomenologia Humana – cotidiano e o trágico sartreano
‘As Moscas’. Artigo apresentado no VI Seminário do Grupo de
Estudos Sartre, Centro de Humanidades – UECE, Fortaleza, 20 a 24 de
setembro de 2011. 25 p.
PONTES,
Acelino[4]: Film: Wie fern, wie nah - Erlebnisprotokoll. Köln:
Eigenverlag, Maio 1978.
PONTES,
Acelino[5]: Filosofia Prática na Alemanha - influências de Hermann
Keyserling. Monografia de Graduação em Filosofia (Bacharelado),
Centro de Humanidades - Curso de Filosofia. Fortaleza: Universidade
Estadual do Ceará, 2011. 106 p.
PONTES,
Acelino[6]: Kant e sua Ética. Artigo apresentado no Centro de
Humanidades da Universidade Estadual do Ceará, como requisito
parcial da disciplina Filosofia do Direito. Fortaleza: Universidade
Estadual do Ceará - UECE, 2011. 13 p.
SOARES,
Débora Racy: Reflexões sobre Melancolia e Alegoria em Walter
Benjamin. Revista Travessias, n.º 9, p. 370-377. Disponível em
<http://www.unioeste.br/prppg/mestrados/letras/revistas/travessias/ed_009/cultura/reflexoes%20sobre%20melancolia%20PRONTO.pdf>.
Acesso em: 10/11/2011 17:24.
SCHLÜSSELQUALIFIKATION.
Wikipedia, Die Freie Enzyklopädie. San Francisco: Internet,
2011. Disponível em
<http://de.wikipedia.org/wiki/Schl%C3%BCsselkompetenz>. Acesso
em: 08/11/2011 10:46.
UTZ,
Konrad: Philosophie des Zufalls – Ein
Entwurf. Paderborn: Ferdinand
Schöningh, 2005. 202 p.
1
Competência-Chave
2
... überfachliche Qualifikationen, die zum Handeln befähigen
sollen. Innerhalb der Personalwirtschaft sind
diese neben der Fachkompetenz der zweite zentrale Bereich der
Personalentwicklung. Sie sind daher kein Fachwissen, sondern
ermöglichen den kompetenten Umgang mit fachlichem Wissen. Dabei
setzen sich Schlüsselqualifikationen aus einem breiten Spektrum
übergreifender Fähigkeiten zusammen, die sowohl aus dem
kognitiven, als auch aus dem affektiven Bereich stammen. Diese
Kompetenzen können in verschiedenen Situationen und Funktionen
flexibel und innovatorisch eingesetzt und übertragen werden.
3
Comissão de Educação da Renânia do Norte-Vestefália
4
… (Schlüsselkompetenzen sind) erwerbbare allgemeine Fähigkeiten,
Einstellungen und Wissenselemente, die bei der Lösung von Problemen
und beim Erwerb neuer Kompetenzen in möglichst vielen
Inhaltsbereichen von Nutzen sind, so dass eine Handlungsfähigkeit
entsteht, die es ermöglicht, sowohl individuellen als auch
gesellschaftlichen Anforderungen gerecht zu werden.
5
Walter Benjamin, Origem do Drama Barroco Alemão (Trad. Sérgio
Paulo Rouanet), São Paulo, Brasiliense, 1984, p. 57.
6
Walter Benjamin, A Obra de Arte na Era da Reprodutibilidade Técnica,
p. 112 (Cit. La Stampa Torino)
Para citar este documento (ABNT/NBR 6023: 2002):
Pontes, Acelino: Competência-Chave em Benjamin: Constructo de uma Metafísica e Estética Política. Práxis Jurídica, Ano IV, N.º 01, 05.03.2017 (ISSN 2359-3059). Disponível em: <http://praxis-juridica.blogspot.com.br/2017/07/competencia-chave-em-benjamin.html>. Acesso em:
0 comentários:
Postar um comentário