domingo, 12 de junho de 2016

Masturbação é Pecado?

The Great Masturbator, by Salvador Dali.
Análise textual dos versos bíblicos.

Yure Cézar de Moura Almeida
(Filósofo)



Introdução.

Nesta entrada, trato de um assunto bastante delicado, que é a moralidade espiritual da masturbação. A masturbação é a prática de, manualmente, estimular os genitais de alguém, sejam os seus ou os de outra pessoa, normalmente com o intuito de chegar ao orgasmo. Sendo algo que normalmente envolve apenas você e seu corpo, é uma prática natural que todos experimentam em maior ou menor grau em algum ponto de suas vidas. Mas é a masturbação algo bom ou ruim?
Pensemos o aspecto físico. A masturbação, na verdade, faz bem ao corpo, seja masculino ou feminino. No caso dos homens, a ejaculação frequente traz o benefício de reduzir as chances de câncer de próstata
1 sob determinadas circunstâncias. No caso das mulheres, há a vantagem de prevenir infecções.2

Pensemos o aspecto mental. A medida que o tempo passa, ficamos mais suscetíveis à estímulos sexuais. Certas pessoas são especialmente sensíveis, pois a susceptibilidade a esses estímulos varia de pessoa para pessoa.
3 Quando estimuladas, as pessoas experimentam um aumento na tensão sexual que pode ser liberada ou mantida. Quando mantida, a pessoa fica mais sensível a mais estímulos, o que aumenta ainda mais a tensão. O desconforto de estar insatisfeito vem com cada vez mais frequência e intensidade e, mesmo aqueles com uma cota decente de força de vontade, podem sentir-se tentadas inclusive a largar o parceiro.4 Por isso a vontade de se aliviar sexualmente sempre volta, porque não é possível eliminar nossa sexualidade e somos sempre suscetíveis ao aumento da tensão sexual. Quando liberada, a tensão sexual diminui ou mesmo some, relaxando a pessoa e eliminando uma irritante distração. É lógico, pois o mesmo acontece com a sede, a fome, o sono e todos os desconfortos naturais que nos levam à manutenção de nossas vidas e da espécie. São distrações de origem biológica que atrapalham sua concentração nas tarefas que você pode desempenhar para levá-los às tarefas mais importantes que você deve desempenhar. Com efeito, a reprodução da espécie parece uma urgência maior que o trabalho, em nível global. Claro que o desejo sexual não é o mesmo para todos, então há quem não experimente essas sensações. Como não podemos ter sexo sempre que desejamos, a masturbação posa como segunda opção para lidar com essas sensações.

Pensemos o aspecto social. A masturbação, obviamente, não é assunto para todas as horas, nem prática para todos os lugares. É socialmente aceitável na medida que você use de bom senso. Mas relevamos aquilo que realmente interessa, o aspecto espiritual. A masturbação é saudável e aceitável, mas é ou não pecado? Primeiro, pergunte-se: “acredito na Bíblia?”. Vejamos. Ao menos para o cristão, a Bíblia contém tudo o que Deus quer que saibamos a respeito dele, a respeito da salvação e a respeito da moral cristã ou judaica.
5 Portanto, ela tem autoridade superior a autoridade dos homens deste mundo. Toda a inferência cristã que designa um juízo de pecado deve, portanto, ser baseada na Bíblia e unicamente na Bíblia. Uma inferência cristã que designa um juízo de pecado que não tem como base a palavra de Deus, isto é, a Bíblia, é inválida, de um ponto de vista lógico, a menos que o líder religioso alegue inspiração divina. Uma inferência dessa natureza que usa os textos bíblicos de forma errada para basear-se também é inválida. Você já deve ter se deparado com textos que sustentam que a masturbação é pecado, mas você viu que textos bíblicos sustentam a tese do escritor? Será que esses textos podem ser usados daquela forma?

Visitei vários textos que sustentam que a masturbação é pecado e coletei os textos bíblicos usados para sustentá-los, examinando-os individualmente e vendo se podem ou não ser usados como provas contra a masturbação. Se não puderem, o texto de onde foram extraídos é inválido. Reuni um compêndio de textos usados incorretamente para sustentar a masturbação como algo pecaminoso. Na verdade, creio que o compêndio é grande a ponto de cobrir todos os textos que sustentam a masturbação como pecado, visto que a mesma interpretação é usada por vários indivíduos.


O que a Bíblia diz?


Como dito, os textos bíblicos a seguir foram selecionados de textos que sustentam que masturbação é pecado. Estes relevam tanto a lei do Antigo Testamento quanto a lei do Novo. Judeus podem se beneficiar das minhas interpretações da Lei até as Profecias. Cristãos farão melhor uso das interpretações a partir dos Evangelhos.
Fonte: Internet.



Lei.

Gênesis 1: 28. Almeida Recebida.
Então Deus os abençoou e lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos; enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se arrastam sobre a terra.
Este texto mostra que é tarefa da humanidade se reproduzir e gerar prole. Porém, masturbar-se ou mesmo usar métodos contraceptivos não lhe impede de ter filhos em algum momento. Apesar de aderir a um “controle de natalidade”, por meio, por exemplo, de preservativos, isso não lhe impede de ter sexo sem tais métodos quando sentir-se pronto para gerar um filho. Essencialmente, esse texto diz que devemos nos reproduzir, mas não diz que todas as relações sexuais devem obrigatoriamente gerar prole. Da mesma forma, a masturbação não substitui o sexo completamente nem elimina o desejo de uma pessoa de ter filhos.
Gênesis 2: 18-20. Bíblia Sagrada (Capuchinhos).
O SENHOR Deus disse: «Não é conveniente que o homem esteja só; vou dar-lhe uma auxiliar semelhante a ele.» Então, o SENHOR Deus, após ter formado da terra todos os animais dos campos e todas as aves dos céus, conduziu-os até junto do homem, a fim de verificar como ele os chamaria, para que todos os seres vivos fossem conhecidos pelos nomes que o homem lhes desse. O homem designou com nomes todos os animais domésticos, todas as aves dos céus e todos os animais ferozes; contudo, não encontrou auxiliar semelhante a ele.
De fato, não é bom ficar sozinho pela vida toda. Levando este texto ao seu nível mais metafórico, pode-se interpretá-lo como “Deus quer que tenhamos companhia”, isto é, sendo esposa ou marido. Masturbação não elimina o desejo de namorar ou mesmo casar-se, porque não provê a pessoa de nada além de alívio sexual. Masturbação não traz o amor e o aconchego que só a companhia traz, portanto não representa um risco ao desejo de casar-se, ao menos não às pessoas normais.
Gênesis 2: 24. Almeida Recebida.
Portanto deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e unir-se-á à sua mulher, e serão uma só carne.
Aqui fala do casamento como parte importante da vida de uma pessoa, que a pessoa deve romper com os pais para dedicar-se à sua companhia, quando um deverá satisfazer o outro.
Gênesis 4: 7. Bíblia Sagrada (Capuchinhos).
Se procederes bem, certamente voltarás a erguer o rosto; se procederes mal, o pecado deitar-se-á à tua porta e andará a espreitar-te. Cuidado, pois ele tem muita inclinação para ti, mas deves dominá-lo.»
Este texto está inserido na história dos dois irmãos em que um assassinou o outro, sendo essas palavras que Deus disse ao assassino. Quando você faz coisas ruins, você acaba fazendo coisas piores com o passar do tempo, a não ser que você mude. Masturbação, como algo natural e inofensivo a você e aos outros, não necessariamente leva você a praticar o indevido. Com efeito, ter fome também é natural e inofensivo, o que não elimina a possibilidade de roubar por estar com fome. Nem por isso deixaremos de comer. O que é errado é a procura de meios errados para satisfazer necessidades, mesmo que essas sejam necessidades perfeitamente naturais. Mas, até agora, a masturbação não foi provada como algo ilícito. Alguém pode argumentar que essa prática alimenta a luxúria, mas não é assim. A masturbação provê alívio sexual e uma pessoa sexualmente satisfeita não comete pecados sexuais tal como uma pessoa farta não continua a comer. Isso mostra que a educação tem um papel fundamental na conduta sexual. Ela só precisa procurar meios lícitos de satisfação.
Gênesis 24: 63, 64. Almeida Recebida.
Saíra Isaque ao campo à tarde, para meditar; e levantando os olhos, viu, e eis que vinham camelos. Rebeca também levantou os olhos e, vendo a Isaque, saltou do camelo.
Lembre que no início desta entrada eu disse que tirei estes textos de sites que sustentam que a masturbação é pecado e este texto não é exceção. Mas lendo o texto você vê que nada tem a ver com assunto. Achei interessante colocar este texto aqui mesmo assim para mostrar uma coisa: algumas pessoas dizem fundamentar suas argumentações em textos bíblicos e dão referências aleatórias, porque sabem que quase ninguém procura ler esses textos.
Gênesis 38: 1-11. Bíblia Sagrada (Capuchinhos).
Naquele tempo, Judá apartou-se dos seus irmãos e encaminhou-se para junto de um dos habitantes de Adulam, chamado Hirá. Judá viu ali a filha de um cananeu, de nome Chua: tomou-a por mulher e uniu-se com ela. Ela concebeu e deu à luz um filho, que ele chamou Er. Voltou a conceber e teve um filho que chamou Onan. Concebeu de novo e deu à luz um filho que chamou Chelá. Judá estava em Quesib, quando ela deu à luz Chelá. Judá escolheu para Er, seu primogénito, uma mulher chamada Tamar. Er, primogénito de Judá, desagradou ao SENHOR e Ele feriu-o de morte. Então Judá disse a Onan: «Casa com a mulher do teu irmão, pois é essa a tua obrigação como cunhado, para dares descendência ao teu irmão.» Mas Onan compreendeu que essa descendência não seria a sua e, quando se aproximava da mulher de seu irmão, derramava no chão o sémen, a fim de não dar descendência a seu irmão. A sua conduta desagradou ao SENHOR, que também lhe deu a morte. E Judá disse a Tamar, sua nora: «Conserva-te viúva na casa de teu pai, até que meu filho Chelá cresça.» Judá, porém, temia que ele também morresse como os irmãos. E Tamar foi morar para casa de seu pai.
Este é talvez o mais infame argumento contra a masturbação. Na verdade, trata-se de coito interrompido, o mais velho método contraceptivo que existe, que consiste em interromper o ato sexual no momento do orgasmo, de modo que o esperma venha ao chão. Mas mesmo assim, não foi isso que matou o indivíduo, porque em nenhum momento do Gênesis métodos contraceptivos são citados como pecado, nem mesmo os mais simples que já existiam naquela época. Não foi a masturbação ou o coito interrompido que o levou à morte, mas a recusa em suscitar descendência a quem ele deveria suscitar, o que desagradou a Deus.
Êxodo 20: 17. Almeida Recebida.
Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.
Aqui, claramente, diz que é errado cobiçar, isto é, querer para si o que quer que já tenha dono. Não podemos desejar para nós parceiras ou parceiros de outras pessoas. Os que atacam a masturbação baseando-se nesse texto sustentam que a masturbação, normalmente alimentada por pensamentos explicitamente sexuais, pode ter como combustível o parceiro alheio. Mas nada de errado em você, um homem livre, cobiçar uma mulher livre, pois isso não traz dano a ninguém.
Deuteronômio 5: 21. Bíblia Sagrada (Capuchinhos).
Não cobiçarás a mulher do teu próximo e não desejarás a sua casa, nem o seu campo, nem o seu escravo, nem a sua escrava, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem nada que lhe pertença.’
Novamente, nada de errado em pessoas livres desejarem pessoas igualmente livres.
Deuteronômio 22: 13-19. Almeida Recebida.
Se um homem tomar uma mulher por esposa, e, tendo coabitado com ela, vier a desprezá-la, e lhe atribuir coisas escandalosas, e contra ela divulgar má fama, dizendo: Tomei esta mulher e, quando me cheguei a ela, não achei nela os sinais da virgindade; então o pai e a mãe da moça tomarão os sinais da virgindade da moça, e os levarão aos anciãos da cidade, à porta; e o pai da moça dirá aos anciãos: Eu dei minha filha por mulher a este homem, e agora ele a despreza, e eis que lhe atribuiu coisas escandalosas, dizendo: Não achei na tua filha os sinais da virgindade; porém eis aqui os sinais da virgindade de minha filha. E eles estenderão a roupa diante dos anciãos da cidade. Então os anciãos daquela cidade, tomando o homem, o castigarão, e, multando-o em cem siclos de prata, os darão ao pai da moça, porquanto divulgou má fama sobre uma virgem de Israel. Ela ficará sendo sua mulher, e ele por todos os seus dias não poderá repudiá-la.
Masturbação não tira a virgindade. “Virgem” é a qualidade de algo puro, que não se misturou a outras coisas. Sexualmente falando, virgem é a pessoa que nunca teve relações sexuais. Naquele tempo, talvez, o hímen era usado como prova de que a moça era virgem e o hímen pode, de fato, romper-se durante a masturbação feminina,6 o que pode causar sangramento.7 Mas esse era o meio desses povos arcaicos descobrirem se a moça era virgem ou não, mas observe que a essência aqui é a virgindade, não o hímen. Claro que a laceração do hímen durante uma seção de masturbação muito intensa pode ocorrer, mas isso não tira a virgindade de uma mulher, óbvio, porque ela não recebeu nada externo a ela. Naquele tempo talvez fosse desaconselhável que a mulher praticasse tal coisa, uma vez que isso poderia deixá-la sem “provas” de sua virgindade, mas a ausência de provas não é o que culpabiliza a mulher de ser impura, sim a perda de sua virgindade. Você pode perder o hímen e ainda continuar virgem, visto que o rompimento pode não ter acontecido durante um ato sexual. Mas isso é uma especulação sobre que tipo de “provas de virgindade” podia uma mulher naquele tempo dar aos anciãos. Essencialmente, as pessoas que usam esse texto contra a masturbação são pessoas que atestam que a masturbação tira a virgindade, o que não é verdade.
Deuteronômio 23: 9-11. Bíblia Sagrada (Capuchinhos).
Os filhos que lhes nascerem poderão ser admitidos na assembleia do SENHOR, a partir da terceira geração.» «Quando saíres em campanha contra os teus inimigos, evitarás qualquer má acção. Quando estiver contigo um homem que não esteja puro devido à polução nocturna, sairá para fora do acampamento e não regressará ao acampamento.
Aqui, no máximo, fala de polução noturna. De fato, na Lei Mosaica, o sêmen era algo “impuro”, isto é, sujo. De fato, não era um pecado mortal estar impuro por causa do sêmen, visto que essa “ofensa” podia ser facilmente expiada com um banho.8 Além do mais, sendo a polução noturna algo além de nosso controle, não pode ser considerada pecado. Afinal, supondo que o cristão parasse de se masturbar porque o sêmen é impuro, teria, efetivamente, poluções noturnas. Então, este texto não pode ser usado como prova contra a masturbação sem automaticamente contradizer o próprio argumento.


Poemas e sabedoria.


Provérbios 4: 25, 26. Bíblia Livre.
Teus olhos olhem direito; tuas pálpebras estejam corretas diante de ti. Pondera o curso de teus pés; e todos os teus caminhos sejam bem ordenados.
Aqui fala para não se desviar do caminho “reto”. No início desta entrada, pressupus que masturbação não é pecado sob a maioria das circunstâncias e, até agora, creio que estou conseguindo provar meu ponto. Este texto é válido apenas para aqueles que já acreditam que a masturbação é pecado e não pode ser usado como prova contra a prática.
Provérbios 23: 26, 27. Almeida Recebida.
Filho meu, dá-me o teu coração; e deleitem-se os teus olhos nos meus caminhos. Porque cova profunda é a prostituta; e poço estreito é a aventureira.
Este texto poderia ser usado contra a prostituição, algo ruim na visão de muitos cristãos e provavelmente de todos os judeus. Mas não contra a masturbação.
Fonte: Internet.


Profecias.


Daniel 3: 28-30. Bíblia Sagrada (Capuchinhos).
Fizeste um juízo equitativo em tudo o que nos infligiste e em tudo o que infligiste à cidade santa de nossos pais, Jerusalém; é por efeito dum juízo equitativo que nos infligiste tudo isto, por causa dos nossos pecados.* Pecámos, prevaricámos, afastámo-nos de ti; em tudo temos procedido mal; e não observámos os teus mandamentos.* Não os temos posto em prática, não temos observado as leis que nos deste e que eram para nossa felicidade.*
Este texto é um pedido de perdão pelos pecados, mas, no contexto, só é válido se você aceita a masturbação como pecado, não podendo ser usado como prova contra a prática. É importante fazer essa distinção porque trechos sobre a ira divina e sobre o perdão divino, mas que não servem como prova contra a masturbação, são usados retoricamente para abalar a posição do ouvinte e torná-lo mais receptivo à ideia do pregador. Com efeito, os religiosos temem seu Deus e a leitura pobre dos textos sagrados pode levá-los à paranoia. O medo desnecessário do divino e o caminho para uma religião mais saudável só pode ficar disponível aos que lerem esses textos, na medida em que são divinamente inspirados, em vez de simplesmente crerem no líder religioso local.


Evangelhos.


Mateus 5: 28. Bíblia Sagrada (Capuchinhos) Novo Testamento.
Eu, porém, digo-vos que todo aquele que olhar para uma mulher, desejando-a, já cometeu adultério com ela no seu coração.
Em primeiro lugar, adultério9 significa traição ou potência para traição. Se você deixa sua mulher para ficar com outra, está adulterando. Da mesma forma, se você tem sexo com uma mulher que já tem marido, está adulterando, mesmo que você seja solteiro.

Mas suponhamos que Jesus, com isso, tenha banido qualquer cobiça do corpo alheio. Com efeito, cobiça pode ser entendida como desejar o que não se tem ou desejar o que já pertence a alguém. Se cobiça é entendida como desejar o que não se tem, não podemos, como homens, desejar mulher alguma. Isso tornaria todos os casamentos forçados. Ou ainda, na pior das hipóteses, não haveria casamento, porque o matrimônio é tomar para si uma esposa, mas você só pode tomar para si algo que você quer (neste caso, algo cobiçado, se assumimos que cobiçar é desejar o que não se tem) ou aquilo que você é forçado a tomar. Portanto, se Jesus, com isso, estivesse banindo o desejo de um homem de tomar para si uma mulher, estaria ameaçando a instituição do casamento, implicando que todos os casamentos são adúlteros, porque são fruto da cobiça do que não se tinha, o que não convém. Supondo que esse ato de cobiçar fosse entendido em sentido estritamente sexual, os inconvenientes seriam ainda mais sérios, porque, se cobiçar é desejar o que não se tem, cobiçar uma mulher poderia ser entendido como desejo de ter sexo com ela. Se toda a cobiça corpórea fosse banida por Jesus no sermão do monte, a própria procriação estaria sendo ameaçada, porque, se cobiça é desejar o que não se tem e cobiçar uma mulher já é adulterar com ela, você não pode tomar uma mulher para ter sexo com ela em hipótese alguma (exceto, talvez, por determinação externa).

Por outro lado, se você entende cobiça como desejo por aquilo que é do outro, evitam-se todos os inconvenientes acima. Com efeito, adultério é tomar a mulher do outro ou uma mulher que não seja a sua, o que já era proibido na lei antiga. Se você entender cobiça como desejo pelo que é do outro, a procriação e o matrimônio, ambas coisas instituídas por Deus, são mantidas, tal como também a moral sexual do crente. Além disso, essa interpretação se harmoniza com a forma como termina o sermão: “Portanto, todas as coisas que querem que os homens façam a vocês, façam também a eles. De fato, isso é o que a Lei e os profetas querem dizer.” (Mateus 7: 12). E de fato, isso implica respeitar o matrimônio do outro e o próprio parceiro, para que sejamos nós mesmos respeitados.
Donde decorre que Jesus, ao falar essas palavras, obviamente estava falando da cobiça não de qualquer mulher, mas da mulher que já está comprometida, tal como a mulher que não é a sua própria (neste caso, se você já for casado). Nada de errado em um homem livre desejar uma mulher livre. Afinal, se fosse, não se poderia desejar e não haveria casamento, nem procriação.
Mateus 5: 30. Bíblia Livre.
E se a tua mão direita te faz pecar, corta-a, e lança-a de ti; porque te é melhor que um de teus membros se perca, do que todo teu corpo seja lançado no inferno.
Muitos, convenientemente, usam este texto como “prova explícita” contra a masturbação porque menciona a mão direita. Mas, novamente, este é um daqueles textos que só são válidos para quem já acredita que a masturbação é pecado, não podendo, portanto, ser usado como prova contra a prática.
Mateus 6: 22-23. Almeida Recebida.
A lâmpada do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz; se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será cheio de trevas. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes são tais trevas!
Este texto pode, no máximo, ser usado contra a pornografia e tem elevado grau de crédito para ser usado contra a mesma. Porém, nem todos os que se masturbam o fazem com auxílio de material pornográfico. Além disso, em outra interpretação, o olho seria uma metáfora para a volição. Assim, se meus olhos (vontade) visam coisas boas, meu corpo se ordenará para essas coisas. Essa interpretação é amparada pelo contexto, pois estes dois versos estão entre os versos que tratam da busca desesperada por bens materiais,10 mostrando que a busca por bens espirituais garante também os materiais,11 sempre de maneira lícita, enquanto que a busca por bens materiais não necessariamente garante os espirituais e pode comportar meios ilícitos.
Mateus 20: 27-28. Bíblia Sagrada (Capuchinhos).
Quem no meio de vós quiser ser o primeiro, seja vosso servo. Também o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida para resgatar a multidão.»
Fala do perdão de Deus garantido a nós por meio do seu mensageiro. Não prova nada contra a masturbação.
Lucas 19: 10. Bíblia Sagrada (Capuchinhos) Novo Testamento.
Pois, o Filho do Homem veio procurar e salvar o que estava perdido.»
Este é um daqueles textos que ilustram o perdão por meio do mensageiro de Deus, portanto só é válido para os que sentem-se pecadores. Não pode ser usado como prova contra a prática.
Fonte: Internet.


Cartas de Paulo à congregações (ou igrejas).


Romanos 1: 24. Bíblia Livre.
Por isso Deus os entregou aos desejos dos seus corações para a impureza, para desonrarem seus corpos entre si.
Novamente, este texto só é válido para quem já crê que a masturbação é pecado. Mesmo assim, se você considerar o texto dentro de seu contexto, isto é, se você ler o capítulo todo, você perceberá que ele fala principalmente de idolatria.12
Romanos 6: 6. Almeida Recebida.
Sabendo isto, que o nosso homem velho foi crucificado com ele, para que o corpo do pecado fosse desfeito, a fim de não servirmos mais ao pecado.
Novamente, este texto só é válido para quem já crê que a masturbação é pecado.
Romanos 6: 11-20. Bíblia Sagrada (Capuchinhos).
Assim vós também: considerai-vos mortos para o pecado, mas vivos para Deus, em Cristo Jesus. Portanto, que o pecado não reine mais no vosso corpo mortal, de tal modo que obedeçais às suas paixões. Não entregueis os vossos membros, como armas da injustiça, ao serviço do pecado. Pelo contrário, entregai-vos a Deus, como vivos de entre os mortos, e entregai os vossos membros, como armas da justiça, ao serviço de Deus. Pois o pecado não terá mais domínio sobre vós, uma vez que não estais sob a Lei, mas sob a graça. Então? Vamos pecar, porque não estamos sob a Lei, mas sob a graça? De modo nenhum! Não sabeis que, se vos entregais a alguém, obedecendo-lhe como escravos, sois escravos daquele a quem obedeceis, quer seja do pecado que leva à morte, quer da obediência que leva à justiça? Demos graças a Deus: éreis escravos do pecado, mas obedecestes de coração ao ensino que vos foi transmitido como norma de vida. E libertos do pecado, tornastes-vos escravos da justiça. Estou a falar em termos humanos, devido à fraqueza da vossa carne. Do mesmo modo que entregastes os vossos membros, como escravos, à impureza e à desordem, para viverdes na desordem, entregai agora também os vossos membros como escravos à justiça, para viverdes em santidade. Quando éreis escravos do pecado, éreis livres no que toca à justiça.
O corpo tem vários apetites que precisam ser satisfeitos e todos sabem que o completo ascetismo não é possível. A fome, a sede, o sono, são todos apetites do corpo, tal como a sexualidade. Obviamente, “não obedecer às paixões” significa evitar comportamentos loucos. Afinal, paixão é a emoção que suspende a razão.13 Já quanto a impureza, conforme o que vimos anteriormente, até mesmo o sêmen é impuro na Lei Mosaica, logo a impureza tratada neste texto não é de caráter externo, como o sexo ou a masturbação que são práticas consideradas impuras na Lei Mosaica porque o sêmen é considerado sujo, mas interno, as intenções, o roubo, o assassínio, o adultério. Novamente, este texto só é válido para quem já crê que a masturbação é pecado.
Romanos 6: 14. Bíblia Sagrada (Capuchinhos) Novo Testamento.
Pois o pecado não terá mais domínio sobre vós, uma vez que não estais sob a Lei, mas sob a graça.
Novamente, este texto só é válido para quem já crê que a masturbação é pecado, não podendo ser usado como prova contra a prática.
Romanos 6: 23. Bíblia Livre.
Porque o pagamento do pecado é a morte; mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor.
Visto que o propósito divino é a vida eterna para seus filhos, a masturbação deveria ter sido mencionada como pecado em algum momento da Bíblia, uma vez que o salário do pecado é a morte, isto é, a perda da vida eterna. Se pecados são coisas tão sérias a ponto de nos fazer perder o Paraíso, Deus deixaria claro que a masturbação é pecado se ela realmente o fosse, como faz com o adultério ou a fornicação. Mas a masturbação não é mencionada em nenhum momento da Bíblia como pecado, logo não é uma prática que mereça atenção do Senhor. Se você parar para pensar, o que poderia haver de mal? Claro que a Bíblia cita o adultério como um pecado que você comete mesmo se você só pensar em fazê-lo, visto que devemos amar o próximo como a nós mesmos e o adultério é extremamente ofensivo, portanto a simples intenção de fazer algo ofensivo, isto é, que fere o princípio do amor ao próximo, lhe culpabiliza. Mas a masturbação não precisa ser movida à pensamentos adúlteros e não há quaisquer restrições sobre uma pessoa livre que deseja outra pessoa livre, visto que isso não ofende o princípio básico da lei que a de não fazer ao outro o que você não quer para si (embora seja claro que você não deva fornicar, logo o ato sexual de fato só poderá ocorrer após o casamento).
Romanos 8: 5-9. Almeida Recebida.
Pois os que são segundo a carne pensam nas coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito, nas coisas do Espírito. Porquanto a mente carnal é morte; mas a mente espiritual é vida e paz. Porque a mente carnal é inimizade contra Deus, pois não está sujeita à lei de Deus, nem mesmo pode estar. Pois os que estão na carne não podem agradar a Deus. Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.
Mais um texto ascético de Paulo. Ora, nem a fome, nem a sede, nem o sono vêm do espírito, portanto devem vir da carne. Este texto não pode ser tomado como uma defesa do ascetismo absoluto porque isso significaria deixar de satisfazer os desejos da carne absolutamente, portanto deixando de comer, beber e dormir, coisa que nem Paulo fazia. Este texto pode, no máximo, ser usado como defesa da moderação, visto que o excesso, assim como a carência, pode adoecer a carne e, portanto, levá-la a morte. Ao ler as epístolas de Paulo em especial, evite lê-las em sentido literal.
Romanos 8: 13. Bíblia Sagrada (Capuchinhos).
É que, se viverdes de acordo com a carne, morrereis; mas, se pelo Espírito fizerdes morrer as obras do corpo, vivereis.
Obviamente metafórico. Vivendo segundo a carne, isto é, comendo, bebendo, dormindo e tendo sexo, vivemos e criamos vida, ao passo que renegando essas coisas morremos. Porém, a satisfação aceitável de nossos desejos nos faz viver mais do que viveríamos se nos excedemos nelas, além de nos permitir ter a vida eterna. Além do mais, por razões já explícitas, o ascetismo absoluto não é possível.
Romanos 14: 22-23. Bíblia Sagrada (Capuchinhos) Novo Testamento.
Guarda para ti, diante de Deus, a convicção de fé que tens. Feliz de quem não se condena a si mesmo, devido às decisões que toma. Mas quem sente escrúpulos por aquilo que come fica culpado, por não agir de acordo com a sua convicção de fé. Tudo o que não é feito a partir da convicção de fé é pecado.
Aqui é rápido e fácil: quando você faz alguma coisa tendo dúvidas sobre sua moralidade, você comete pecado mesmo que a coisa que você está fazendo não seja pecado em si. O que torna uma coisa não-pecaminosa um pecado é a hipocrisia de quem pratica tal ato. Em outras palavras, no momento em que você pratica algo sem estar 100% convencido de que não tem problema, você está pecando mesmo que a coisa sobre a qual você tem dúvidas não seja de fato pecado. Se, ao fim desta entrada, você ainda estiver em dúvida se masturbação é pecado ou não, você não pode se masturbar, pois estaria pecando quer eu estivesse certo ou não.
1ª Coríntios 2: 16. Bíblia Livre.
Porque quem conheceu a mente do Senhor, para que o possa instruir? Mas nós temos a mente de Cristo.
Aqui fala para não “jogar pérolas aos porcos”,14 para não tentar instruir aqueles que tem uma renúncia “natural” perante os ensinos divinos.
1ª Coríntios 6: 9-10. Almeida Recebida.
Não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem os fornicadores, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os homossexuais,15 nem os ladrões, nem os cobiçosos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os que praticam a extorsão, herdarão o reino de Deus.
Você se enquadra em qual categoria? A masturbação não lhe enquadra em nenhuma, exceto talvez no adultério se você estiver cobiçando a mulher alheia em suas seções.
1ª Coríntios 6: 12. Bíblia Sagrada (Capuchinhos).
«Tudo me é permitido», mas nem tudo é conveniente. «Tudo me é permitido», mas eu não me farei escravo de nada.
Naturalmente, temos necessidades demais. Já temos que beber água, comer, dormir e ir ao banheiro para nos manter vivos e saudáveis. Quando você se deixa dominar por alguma outra coisa, isso é, faz de alguma outra coisa uma necessidade que você não tinha antes, você está tornando sua vida mais difícil, pois terá uma preocupação a mais. Você pode se masturbar para sentir-se bem, mas não deveria deixar que masturbação torne-se um vício ou sobrepuje seu bom senso.
1ª Coríntios 6: 18-20. Bíblia Sagrada (Capuchinhos) Novo Testamento.
Fugi da impureza. Qualquer outro pecado que o homem cometa é exterior ao seu corpo, mas quem se entrega à impureza, peca contra o próprio corpo. Não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, porque o recebestes de Deus, e que vós já não vos pertenceis? Fostes comprados por um alto preço! Glorificai, pois, a Deus no vosso corpo.
Provavelmente refere-se à fornicação, sexo fora do casamento. Quando se faz sexo antes do casamento, pratica-se fornicação. Quando se está casado e tem-se sexo com o parceiro alheio, tem-se fornicação e adultério (adultério também se você, livre, tem sexo com alguém que já tem parceiro). Mas este texto em si não prova a masturbação como algo errado, visto que masturbação simplesmente não é sexo, embora os pensamentos, se adúlteros, lhe tornem adúltero. Sexo, isto é, as práticas sexuais descritas na Bíblia, sempre envolvem mais de uma pessoa e nenhuma pessoa na Bíblia jamais foi punida por ter “sexo consigo mesmo”, simplesmente porque tal coisa não existe. Ao folhear um dicionário qualquer, você verá que o significado de “sexo”, ou seja, da prática sexual comum esperada e encorajada entre seres humanos normais, implica pelo menos duas pessoas. Significados mais específicos, como “orgia” ou “bestialidade”, também envolvem mais de um indivíduo. Mas o significado de “masturbação” simplesmente não implica mais de um indivíduo. Sonhos eróticos que culminam com o orgasmo no sonho e a ejaculação na vida real nunca são considerados sexo. Ver pornô, embora errado para muitos inclusive para a enorme maioria dos cristãos, é certamente erótico, mas você ao ver pornô não necessariamente está fazendo sexo. Da mesma forma as carícias entre parceiros. Eróticas, sim. Sexo, não. E não sendo sexo, não são fornicação.
1ª Coríntios 7: 3-5. Bíblia Livre.
Que o marido satisfaça sua mulher como devido, e semelhantemente a mulher ao marido. A mulher não tem poder sobre seu próprio corpo, mas sim o marido; e também da mesma maneira o marido não tem poder sobre seu próprio corpo, mas sim a mulher. Não vos priveis um ao outro, a não ser por consentimento de ambos por algum tempo, para que vos ocupeis com jejum, e para a oração; e voltai-vos outra vez a se juntarem, para que Satanás não vos tente, por causa de vossa falta de domínio próprio.
Claro que a masturbação é fruir-se de seu corpo, mas talvez o seu parceiro não se importe e permita, assim você não estaria violando o direito do outro. De fato, seu corpo pertence ao seu parceiro, mas pertences podem ser concedidos a outros mediante permissão. Além disso, nem sempre seu parceiro está disponível, embora a Bíblia diga que o parceiro deve estar sempre disponível aos desejos sexuais do outro, o que não justifica o sexo forçado. Às vezes, o parceiro trabalha demais, às vezes o parceiro está doente, às vezes o parceiro viaja, às vezes é necessário separar-se para dedicar-se um pouco mais a Deus, às vezes é extremamente necessário abster-se de relações sexuais. Nesses casos, é justo que o parceiro conceda privilégios ao outro sobre seu corpo, masturbação sendo um deles, pois hoje em dia, quando parceiros ficam mais e mais distantes mesmo dentro do casamento, represar os desejos sexuais pode causar tentações fortes que arruinariam a espiritualidade e a própria relação. Mas o ideal é que o outro se prontifique sempre que você queira.
1ª Coríntios 7: 8. Almeida Recebida.
Digo, porém, aos solteiros e às viúvas, que lhes é bom se ficarem como eu.
Isto é, solteiro. O casamento traz uma gama de responsabilidades que talvez você não queira assumir. Mas, ao ler o versículo seguinte, vê-se que, caso você não esteja conseguindo moderar seus desejos sexuais, é melhor que você se case para ter sexo lícito. Acontece que a masturbação muitas vezes não satisfaz aqueles que já não são virgens, por exemplo. A masturbação e o sexo trazem alívio sexual, sem dúvida, mas muitos concordam que sexo é simplesmente melhor por diversas razões, tanto que a maioria das pessoas que se masturbam pensam em relações sexuais. Nos jovens virgens, ainda é fácil contentar-se com a fantasia, mas para aqueles que já não mais são a masturbação pode ser insatisfatória e desinteressante, uma mera medida de emergência. Então, embora o casamento traga muitas responsabilidades, é inevitável para o que quer se manter cristão, caso este tenha desejos sexuais para com alguém.
1ª Coríntios 7: 9. Bíblia Sagrada (Capuchinhos).
Mas, se não podem guardar continência, casem-se; pois é melhor casar-se do que ficar abrasado.
Como dito, a masturbação nem sempre é satisfatória, como quando a pessoa bebe água quando queria ter suco. Nessas condições, a pessoa ainda é suscetível à tentações e, mesmo que a masturbação ajude no autocontrole, a oportunidade pode fazer com que a pessoa se sinta frustrada ao se masturbar quando poderia ter algo melhor. Este texto fala daqueles que não conseguem moderar seus desejos e não prova a masturbação como algo errado.
1ª Coríntios 7: 32, 33. Bíblia Sagrada (Capuchinhos) Novo Testamento.
Eu quisera que estivésseis livres de preocupações. Quem não tem esposa, cuida das coisas do Senhor, como há-de agradar ao Senhor. Mas aquele que tem esposa cuida das coisas do mundo, como há-de agradar à mulher.
É irônico que existam pessoas que usem este texto contra a masturbação. Essencialmente, você diz “sei que você tem fortes desejos sexuais recorrentes, mas não tenha pressa em se casar e aguente mais uns anos”. Este texto, na verdade, é um conselho para não se casar cedo demais e não prova a masturbação como algo errado.
1ª Coríntios 10. Bíblia Livre.
Ora, irmãos, eu não quero que ignoreis que todos os nossos pais estiveram debaixo da nuvem, e todos pelo mar passaram; E todos foram batizados na nuvem e no mar em Moisés; E todos comeram de um mesmo alimento espiritual; E todos beberam de uma mesma bebida espiritual; porque bebiam da pedra espiritual que os seguia; e a pedra era Cristo. Mas da maioria deles Deus não se agradou; por isso foram deixados no deserto. E estas coisas nos servem de exemplos, para que não desejemos coisas ruins, como eles desejaram. E não sejais idólatras, como alguns deles foram, como está escrito: O povo se sentou para comer, e para beber, e levantaram-se para se alegrarem. E não pequemos sexualmente, como alguns deles assim pecaram, e em um dia vinte e três mil caíram. E não tentemos a Cristo, como também alguns deles tentaram, e pereceram pelas serpentes. E não murmureis, como também alguns deles murmuraram, e pereceram pelo destruidor. E todas estas coisas lhes aconteceram como exemplos, e estão escritas para nosso aviso, em quem os fins dos tempos têm chegado. Portanto, aquele que pensa estar de pé, olhe para que não caia. Nenhuma tentação vos veio, que não fosse humana; porém Deus é fiel; que não vos deixará tentar mais do que o que podeis, antes com a tentação também dará a saída, para que a possais suportar. Portanto, meus amados, fugi da idolatria. Eu vos falo como que para prudentes; jugai vós mesmos o que eu digo. Por acaso o copo da bênção, que nós bendizemos, não é a comunhão do sangue de Cristo? O pão que partimos, não é a comunhão do corpo de Cristo? Porque assim como há um só pão, nós muitos somos um só corpo; porque todos participamos de um só pão. Vede a Israel segundo a carne: por acaso os que comem os sacrifícios não são participantes do altar? Então o que eu digo? Que o ídolo é alguma coisa? Ou que o sacrifício ao ídolo seja alguma coisa? Mas eu digo, que as coisas que os gentios sacrificam, são sacrificadas para os demônios, e não a Deus. E não quero que sejais participantes dos demônios. Não podeis beber o copo do Senhor e o copo dos demônios; não podeis ser participantes da mesa do Senhor e da mesa dos demônios. Tentamos provocar ciúmes ao Senhor? Somos nós mais fortes que ele? Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são licitas, mas nem todas as coisas edificam. Ninguém busque para si próprio, antes cada um busque o bem do outro. De tudo o que se vende no açougue, comei, sem vos questionar por causa da consciência. Porque a terra é do Senhor, e também sua plenitude. E se alguém dos descrentes vos convidar, e quiserdes ir, comei de tudo o que for posto diante de vós, sem vos questionar por causa da consciência. Mas se alguém vos disser: “Isto é sacrifício a ídolos”, não comais, por causa daquele que vos advertiu. Mas digo da consciência do outro, não a tua. Por que, então, minha liberdade é julgada pela consciência do outro? E se eu participo da comida pela graça, por que sou ofendido naquilo que dou graças? Portanto, ao comer, ou ao beber, ou ao fazer qualquer coisa, fazei tudo para a glória de Deus. Sede sem escândalo, nem a judeus, nem a gregos, nem à Igreja de Deus. Assim como eu também agrado a todos em tudo, não buscando meu próprio proveito, mas sim o de muitos, para que assim possam se salvar.
A partir do versículo seis, Paulo fala daqueles que pereceram durante o Êxodo e diz que não devemos seguir os exemplos deles. Como dito, masturbação não é mencionada como pecado pela Lei. Deus não deixa que tentações muito grandes lhe atinjam. Ele só permite que você seja tentado pelo que você pode aguentar e junto com a tentação vem uma saída para evitar cair. Também fala de idolatria e que não devemos servir a mais de um Deus. No versículo vinte e quatro, diz que devemos persistir em buscar a vantagem do próximo e não a nossa própria. Aqui fala de ajudar o próximo, mas alguém pode estendê-la ao sentido sexual. Bem, se você é jovem, não deve praticar fornicação, logo não pode dar prazer ao outro, mas a não satisfação dos desejos sexuais pode lhe levar ao sexo ilícito, portanto é justo que você se satisfaça para não incorrer em algo pior. Você deve buscar a vantagem do próximo, mas dentro dos limites impostos por Deus. Se ele não quer você fornicando, não busque o prazer do outro. Tente buscar outras vantagens a ele. No versículo trinta e um diz que tudo o que devemos fazer deve ser em glória de Deus. Se você é tentado a fazer sexo antes do casamento ou está sob pressão corporal muito grande e se masturba para aliviar a tensão, não parece que você afrontou a glória de Deus; você evitou fazer algo claramente errado, fez a vontade de Deus em não cometer fornicação. Lembre que Deus provê uma saída para que você possa recusar uma tentação. Então a masturbação serve como válvula de escape.
1ª Coríntios 10: 13. Almeida Recebida.
Não vos sobreveio nenhuma tentação, senão humana; mas fiel é Deus, o qual não deixará que sejais tentados acima do que podeis resistir, antes com a tentação dará também o meio de saída, para que a possais suportar.
Se você é tentado a cometer pecados sexuais pode usar a masturbação como alívio imediato, visto que uma pessoa sexualmente satisfeita não comete pecados sexuais. Mesmo quando não funciona, diminui os desejos a ponto de tornar o controle mais fácil.
1ª Coríntios 15: 33. Bíblia Sagrada (Capuchinhos).
Não vos iludais: «As más companhias corrompem os bons costumes.»
Obviamente não fala de masturbação. Em adição, a masturbação muitas vezes é descoberta espontaneamente, sem que alguém tenha que falar sobre ela. Então, não serve também de conselho.
2ª Coríntios 10: 5. Bíblia Sagrada (Capuchinhos) Novo Testamento.
E toda a altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus e cativamos todo o pensamento para o conduzir à obediência a Cristo.
Essencialmente, diz que devemos nos afastar de quaisquer raciocínios que contradigam a palavra de Deus. Entre a fé e a razão, Deus não conhece divergências, então um raciocínio bem fundamentado e correto deveria levar a conclusões próximas às conclusões bíblicas. Ao menos é o que implica o texto.
Gálatas 5: 16-17. Bíblia Livre.
Mas eu digo: andai no Espírito, e não cumprais o mau desejo da carne. Porque a carne deseja contra o Espírito, e o Espírito deseja contra a carne; e estes se opõem um contra o outro, para que não façais o que quereis.
Obviamente, Paulo não fala de modo literal, pois a fome e a sede certamente não provém do espírito e a não satisfação de certos apetites da carne nos mataria com certeza. Por outro lado, ser guiado pelo Espírito no caminho da moderação revela quais “apetites da carne” são aceitáveis. Este texto só é válido para aqueles que já acreditam que a masturbação é pecado e não pode ser usado como prova contra a prática. Adicionalmente, ele nunca deve ser tomado em sentido literal, pois os desejos vitais corpóreos não vêm de outro lugar que não o corpo e a sua não satisfação é mortal.
Gálatas 5: 19. Almeida Recebida.
Ora, as obras da carne são manifestas, as quais são: a prostituição, a impureza, a lascívia.
Impureza são más intenções (“copo sujo por dentro”) e lascívia é impudor sexual.16 Não pode ser usado como prova contra a prática, a menos que a masturbação tenha tomado um aspecto público.
Em adição, aqueles que praticam essas coisas não herdarão o Reino de Deus, segundo Paulo, mas Jesus disse que ser salvo depende da obediência aos dez mandamentos.17 Resolver a aparente contradição é simples silogismo: Paulo diz que quem é lascivo não será salvo, mas Jesus diz que quem adultera não será salvo, logo a lascívia a que Paulo se refere é a desonra ao compromisso do casamento.
Gálatas 5: 22. Bíblia Sagrada (Capuchinhos).
Por seu lado, é este o fruto do Espírito: amor, alegria, paz, paciência, benignidade, bondade, fidelidade.
A masturbação não vai contra qualquer desses frutos. Se alegria é um bom estado de humor, a paz é tranquilidade, a paciência pode se manifestar pela espera pelo casamento e a fidelidade pode se manifestar como lealdade ao parceiro, a masturbação pode até ajudar a manter esses frutos, por razões já discutidas.
Efésios 2: 3. Bíblia Sagrada (Capuchinhos) Novo Testamento.
Como eles, todos nós nos comportámos outrora: entregues aos nossos desejos mundanos, fazíamos a vontade dele, seguíamos os seus impulsos, de tal modo que estávamos sujeitos por natureza à ira divina, precisamente como os demais.
Novamente, nem todo desejo da carne é pernicioso. Este texto não pode ser usado como prova contra a prática. Além disso, Deus só pode se irar contra o que não gosta, e a masturbação não é citada como errada em momento algum da Bíblia.
Efésios 5: 1. Bíblia Livre.
Portanto, sede imitadores de Deus, como filhos amados.
Obviamente metafórico, pois é impossível imitar Deus em todas as suas manifestações. Mas alguém pode usar este texto da seguinte forma, dizendo-lhe “você pode imaginar Deus se masturbando?” Bom, você pode imaginar Deus tendo sexo? Mas sexo não é pecado, certo? Está expresso aquilo que Deus quer que seja imitado, que é o amor incondicional ao próximo e a sabedoria. Você pode imaginar Deus comendo, bebendo, se divertindo, talvez jogando videogames? Não. Mas onde está o pecado de praticar essas coisas?
Outra forma de usar este raciocínio é perguntando “Jesus fez isso?”. De fato, Jesus operou muitas boas obras que devem ser imitadas. Mas suponhamos que o jovem pergunte a seu líder religioso sobre a moralidade espiritual da masturbação e o líder tenha dito que ele, como imitador de Jesus, não deveria ceder à vontade porque Jesus não se masturbou. Porém, Jesus nunca dirigiu um carro, nunca praticou belas artes, nunca usou o computador, nem nada disso. Se ele tivesse feito, estaria errado? Essa é a pergunta que se deveria fazer. Em vez de perguntar “Jesus fez ou faria isso?”, se perguntar “ele estaria errado se o fizesse?”.
Efésios 5: 3. Almeida Recebida.
Mas a prostituição, e toda sorte de impureza ou cobiça, nem sequer se nomeie entre vós, como convém a santos.
Eu já expliquei isso antes. Impureza são más intenções, masturbação não está na lista.
Efésios 5: 4. Bíblia Sagrada (Capuchinhos).
Nem haja palavras obscenas, insensatas ou grosseiras; são coisas que não convêm; haja, sim, acção de graças.
Aqui fala de banalização e vulgarização. A não ser que seja necessária a exposição, as práticas sexuais deveriam ser algo particular e o sexo não deveria ser discutido como uma brincadeira. A ideia dos que sustentam a masturbação como pecado quando usam este texto é implicar que a masturbação leva você a banalizar o sexo e a negar à prática o devido respeito, o que não necessariamente acontece; não há nexo causal necessário entre essas coisas.
Filipenses 2: 15. Bíblia Sagrada (Capuchinhos) Novo Testamento.
Para serdes irrepreensíveis e íntegros, filhos de Deus sem mancha, no meio de uma geração perversa e corrompida; nela brilhais como astros no mundo.
Se masturbação não é errado, ela não é causa de repreensão. Este texto só é válido para quem já acredita que a masturbação é pecado e não pode ser usado como prova contra a prática.
Filipenses 4: 6-8. Bíblia Livre.
Por nada estejais ansiosos; mas em tudo sejam vossos pedidos conhecidos por Deus, por orações e súplicas, com agradecimentos. E a paz de Deus, que ultrapassa todo entendimento, guardará vossos corações e vossas mentes em Cristo Jesus. Nas demais coisas, meus irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisto pensai.
Naturalmente, isso não significa que não devamos ocupar nossas mentes também com assuntos terrenos, como as contas para pagar. Além do mais, o reconhecimento de que você precisa satisfazer sua sexualidade de vez em quando para aliviar a tensão dos instintos parece ser algo verdadeiro e justo que pode ocupar seus pensamentos. Nem toda sexualidade é condenável e impura.
Colossenses 3: 4. Almeida Recebida.
Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então também vós vos manifestareis com ele em glória.
Este texto é inócuo, mas o próximo versículo pode ser usado por alguém. Diz que devemos “mortificar o corpo”.18 Mas obviamente em sentido metafórico. Masturbação não cai em nenhuma das categorias mencionadas no verso cinco, se devidamente regrada.
1ª Tessalonicenses 4: 1-7.
Quanto ao resto, irmãos, pedimo-vos e exortamo-vos no Senhor Jesus Cristo, a fim de que, tendo aprendido de nós o modo como se deve caminhar e agradar a Deus – e já o fazeis – assim progridais sempre mais. Conheceis bem que preceitos vos demos da parte do Senhor Jesus. Esta é, na verdade, a vontade de Deus: a vossa santificação; que vos afasteis da devassidão, que cada um de vós saiba possuir o seu corpo em santidade e honra, sem se deixar levar pelo desejo da paixão como os pagãos que não conhecem Deus. Que ninguém, nesta matéria, defraude e se aproveite do seu irmão, porque o Senhor vinga tudo isto, como já vos dissemos e testemunhámos. Com efeito, Deus não nos chamou à impureza mas à santidade.
Santo é ausente de pecado e honra é boa fama. A masturbação, se corretamente regrada, não é pecado nem desonrosa. Este texto só é válido para aqueles que já consideram a masturbação como pecado.
1ª Tessalonicenses 5: 22, 23. Bíblia Sagrada (Capuchinhos) Novo Testamento.
Afastai-vos de toda a espécie de mal. Que o Deus da paz vos santifique totalmente, e todo o vosso ser – espírito, alma e corpo – se conserve irrepreensível para a vinda de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Novamente, este texto só pode ser usado se a pessoa já vê a masturbação como pecado. Santo é ausente de pecado e masturbação não é pecado se não for movida a pensamentos adúlteros.

Fonte: Internet.


Cartas de Paulo à pessoas específicas.


2ª Timóteo 2: 22. Bíblia Livre.
Mas foge dos desejos da juventude; e prossegue na justiça, fé, amor paz, com os que de coração puro chamam ao Senhor.
Os desejos típicos da juventude são irresponsáveis, em seu sentido estereotípico. O desejo de ter sexo logo, antes do casamento, por exemplo. Típico do jovem que não aprendeu a esperar. Mas a masturbação não é uma paixão, é uma prática. Não é o desejo sexual, mas é movida por ele. O desejo sexual também não se manifesta somente na juventude e, sendo essencial para a perpetuação da espécie, não pode ser pecado. A vontade de se masturbar é um desejo particular que vem de um desejo geral que é o sexual. É melhor se masturbar para manter o desejo sexual baixo, fugindo assim da fornicação, que é uma prática condenada por nome. Com a devida interpretação, este texto pode ser usado a favor da masturbação.


Cartas pastorais (ou católicas).


Tiago 1: 13-16. Almeida Recebida.
Ninguém, sendo tentado, diga: Sou tentado por Deus; porque Deus não pode ser tentado pelo mal e ele a ninguém tenta. Cada um, porém, é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência; então a concupiscência, havendo concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte. Não vos enganeis, meus amados irmãos.
Você não pode culpar ninguém pelos pecados que você comete. De fato, nossos instintos, nossa natureza pecadora, nos tentam a fazer coisas que estão em desacordo com o espírito, mas é inteiramente sua responsabilidade se você falha em evitar fazer o que é mau. Porém, isso não prova que a masturbação é algo ruim. A sede e a fome também não são frutos do espírito e são 100% corporais (concupiscências, portanto), mas isso não garante que beber e comer sejam pecado. Nem tudo o que vem do corpo é imoral.
Tiago 4: 7. Bíblia Sagrada (Capuchinhos).
Submetei-vos, portanto, a Deus; resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.
Novamente, este texto não prova a masturbação como algo errado.
1ª Pedro 1: 13-16. Bíblia Sagrada (Capuchinhos) Novo Testamento.
Por isso, de ânimo preparado para servir e vivendo com sobriedade, ponde a vossa esperança na dádiva que vos vai ser concedida com a manifestação de Jesus Cristo. Como filhos obedientes, não vos conformeis com os antigos desejos do tempo da vossa ignorância; mas, assim como é santo aquele que vos chamou, sede santos, vós também, em todo o vosso proceder, conforme diz a Escritura: Sede santos, porque Eu sou santo.
É santo algo que não tem pecado. Algumas pessoas, ao usar este texto, se apoiam no aspecto estético da masturbação, isto é, algo tão “feio” e “carnal” não pode ser santo. Porém, a micção, o ato de urinar, é certamente feio e carnal e nem por isso é pecado. Se é santo aquilo que não tem pecado, não parece um mal uso do termo atribuí-lo a todas as nossas ações inocentes, corporais ou não. Porém, mesmo que a masturbação em si não seja pecado, pensamentos adúlteros o são, então uma pessoa livre deve pensar em outra pessoa livre, o indivíduo casado deveria saciar-se com seu parceiro (seja com sexo, seja com masturbação mútua e outras carícias).
1ª Pedro 2: 11. Bíblia Livre.
Amados, eu vos exorto como a peregrinos e estrangeiros, que vos abstenhais dos maus desejos carnais, que lutam contra a alma.
Mau” desejo. Nem todos os desejos da carne, principalmente aqueles que são saudáveis e que visam a saúde do corpo, o templo do Espírito Santo, combatem contra a alma. Além do mais, o desejo sexual, algo totalmente carnal e corporal, é estimulado por Deus sob certas condições, isto é, no casamento. O que é ruim é o desregramento.
1ª Pedro 4: 3. Almeida Recebida.
Porque é bastante que no tempo passado tenhais cumprido a vontade dos gentios, andando em perversões, paixões, bebedices, glutonarias, festanças e detestáveis idolatrias.
Não que a masturbação caia em qualquer dessas categorias, como venho repetindo várias vezes.
2ª Pedro 2: 19. Bíblia Sagrada (Capuchinhos).
Prometem-lhes a liberdade, quando eles próprios são escravos da corrupção, pois é-se escravo daquele por quem nos deixamos vencer.
Fala de vício, do excesso inegável, da necessidade artificial que lhe traz prejuízo. A masturbação é considerada excesso quando ela lhe provoca algum dano físico, mental ou social e vício quando você, apesar de estar excedendo-se na prática, não consegue controlar a frequência por falta de força de vontade. A masturbação raramente provoca quaisquer danos se praticada dentro dos limites do bom senso, logo raramente torna-se um vício, isto é, um hábito pernicioso. Qualquer coisa pode viciar, até mesmo atos ditos saudáveis como beber água e fazer exercícios (vigorexia), mas uma pessoa que bebe muita água ou faz muito exercício não pode ser considerada viciada se o hábito não lhe traz qualquer mal.
1ª João 1: 9. Bíblia Sagrada (Capuchinhos) Novo Testamento.
Se confessamos os nossos pecados, Deus é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda a iniquidade.
Este texto pode lhe assustar se você não estiver seguro de que a masturbação não é pecado. Você provavelmente pensaria “se a masturbação realmente for pecado e eu, ao me masturbar achando que não estou pecando, não admitir que é pecado, Deus não me perdoará”. Mas este raciocínio baseia-se numa possibilidade, na possibilidade de masturbação ser pecado, uma possibilidade que esta entrada está disposta a derrubar. Continue lendo o texto e, se no final, você ainda tiver dúvidas, então é melhor não se masturbar, visto que é sempre pecado fazer algo que não lhe parece espiritualmente seguro (isto é, você só deve fazer aquilo que você tiver certeza de que não é pecado). Uma observação: quer dizer que Deus me perdoará sempre, logo eu posso fazer o que eu quiser e toda a lei divina é nula? Não, Deus perdoa na medida em que você perdoa o próximo.19
1ª João 2: 2. Bíblia Livre.
E ele é o sacrifício para o perdão de nossos pecados; e não somente dos nossos, mas também dos de todo o mundo.
Novamente, Deus está disposto a perdoar. Não que isso prove a masturbação como algo errado.
1ª João 2: 15-17. Almeida Recebida.
Não ameis o mundo, nem as coisas que há no mundo. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Porque tudo o que há no mundo, a cobiça da carne, a cobiça dos olhos e a ostentação da vida, não é do Pai, mas é do mundo. Ora, o mundo passa, e a sua cobiça; mas aquele que faz a vontade de Deus, permanece para sempre.
Esta carta foi escrita, aparentemente, pelo apóstolo João, um dos doze, o que quer dizer que ele provavelmente herdou esse ensino de Jesus. E sabemos que Jesus realmente falou contra um tipo de cobiça adulterina, que pode ser a cobiça da carne a que João se refere. A “cobiça da carne” ou “dos olhos” podem ser as vontades erradas, uma vez que nem toda a cobiça do corpo, se cobiça for entendida como desejo, é errada.


Apocalipse.


Apocalipse 21: 8. Bíblia Sagrada (Capuchinhos).
Mas os covardes, os infiéis, os depravados, os assassinos, os impúdicos, os feiticeiros, os idólatras e todos os mentirosos terão como herança o lago ardente de fogo e enxofre, o qual é a segunda morte.»
Não que a masturbação caia em qualquer dessas categorias (as relevantes seriam “depravação” e “impudência”).

Fonte: Internet.


Conclusão.


Após levar em consideração todos esses versos, vemos claramente que masturbação, em si, não é pecado. O pensamento, quando adúltero, pode causar confusão, fazendo com que se ache que a prática é pecaminosa, quando apenas o pensamento o é. Assim, a masturbação do solteiro é lícita enquanto não for alimentada por pensamentos relacionados a parceiros de outras pessoas. Nada de errado numa pessoa livre desejar alguém livre. O casado, contudo, deveria procurar seu parceiro ou parceira quando sentir-se pressionado, mas o parceiro, se indisponível por qualquer razão, pode permitir que o casado masturbe-se. Além do mais, a masturbação entre casados, como uma forma de carícia ou aquecimento não é errada. Fora os casos em que o parceiro não vê a masturbação como violação do seu direito sobre o corpo do casado.

Mas também se conclui que versos bíblicos utilizados fora do contexto e interpretações oportunas favorecem a tese de que a masturbação é pecado. O ideal seria que o fiel lesse a Bíblia por sua própria conta e tivesse sua interpretação dela, mesmo que ele tentasse conciliá-la com a do líder. Dessa forma, ele poderia escolher com mais propriedade com quem se congregar.


Referências.


ALMEIDA, Yure Cézar de Moura. Estudo Bíblico sobre a Masturbação. Disponível: em: <https://pedrapapeletesoura.wordpress.com/2009/08/19/estudo-biblico-sobre-a-masturbacao/>. Acesso em: 15/04/16.

DICIO. Paixão. Disponível em: <http://www.dicio.com.br/paixao/>. Acesso em: 15/04/16.

FOLHA ONLINE. Masturbação frequente reduz o risco de câncer. Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u476646.shtml>. Acesso em: 15/04/16.

HUMATARIAN. Jesusism. Disponível em: <http://psychologyandphilosophyetc.blogspot.de/2014/05/jesuism.html>. Acesso em: 15/04/16.

IAOL. Insatisfação sexual é a principal causa de traição feminina. Disponível em: <http://www.iaol.com.br/momentosdeamor/texto.php?id_artigo=20&C=46&S=0>. Acesso em: 15/04/16.

PATRICIA. Hymen bleeding during or after first sexual intercourse. Disponível em: <http://www.yogawiz.com/blog/home-remedies/hymen-bleeding-causes-and-healing-tips.html>. Acesso em: 15/04/16.

SEDICIAS, S. Os benefícios da masturbação para a saúde sexual feminina. Disponível em: <http://www.tuasaude.com/os-beneficios-da-masturbacao-para-a-saude-sexual-feminina/>. Acesso em: 15/04/16.

SIGNIFICADOS. Significado de lascívia. Disponível em: <http://www.significados.com.br/lascivia/>. Acesso em: 15/04/16.

VIRILPLANT. A frigidez sexual feminina. Disponível em: <http://www.virilplant.com/frigidez-desejo.htm>. Acesso em: 15/04/16.

WIKIPEDIA. Hymen. Disponível em: <https://en.wikipedia.org/wiki/Hymen>. Acesso em: 15/04/16.



1http://www1.ffolha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u476646.sshtml
2http://www.tuasaude.com/os-beneficios-da-masturbacao-para-a-saude-sexual-feminina/
3http://www.virilplant.com/frigidez-desejo.htm
4http://www.iaol.com.br/momentosdeamor/texto.php?id_artigo=20&C=46&S=0
5Obviamente, somente no que se refere às escrituras judaicas, uma vez que há também uma tradição oral.
6https://en.wikipedia.org/wiki/Hymen
7http://www.yogawiz.com/blog/home-remedies/hymen-bleeding-causes-and-healing-tips.html
8Deuteronômio 23: 12.
9Mateus 5: 27. O verso imediatamente anterior ao verso utilizado como prova contra a masturbação limita o alcance desse verso. Com efeito, Jesus está falando de adultério, que o desejo pelo parceiro do próximo.
10Mateus 6: 19-24.
11Mateus 6: 33.
12Romanos 1: 23-25.
13http://www.dicio.com.br/paixao/
14Conforme o contexto, se lido a partir do verso 14.
15Aqui, parece haver uma contradição entre Paulo e Jesus. Com efeito, no Novo Testamento, a homossexualidade só é mencionada como pecado por Paulo. O próprio Jesus não falou contra o ato, nem os apóstolos diretos falaram. Na verdade, o ponto central da doutrina de Jesus e dos seus doze apóstolos era o amor. E de fato, quando interpelado sobre o que fazer para ser salvo, a resposta de Jesus, basicamente, compreendeu os dez mandamentos (Mateus 19: 17-19). Isso nos leva a questionar com que autoridade Paulo estaria dizendo essas coisas, posto que ele não parece ter herdado esse ensinamento nem de Jesus e nem dos doze (cujo pensamento se encontra nas cartas católicas ou pastorais). Existe um debate sobre as contradições que podem ser identificadas entre Jesus e Paulo ( http://psychologyandphilosophyetc.blogspot.nl/2014/05/jesuism.html ), mas este não é o lugar para discuti-las.
16http://www.significados.com.br/lascivia/
17Mateus 19: 17.
18Colossenses 3: 5.

19Mateus 6: 14.





Para citar este documento (ABNT/NBR 6023: 2002):

Almeida, Yure Cézar de Moura: Masturbação é Pecado? Análise textual dos versos bíblicos. Praxis Jurídica, Ano III, N.º 03, 09.05.2016 (ISSN 2359-3059). Disponível em: <http://praxis-juridica.blogspot.com.br/2016/06/masturbacao-e-pecado.html>. Acesso em:
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário