Normas de Publicação

Escopo e política


A revista eletrônica Práxis Jurídica é um veículo de divulgação científica de artigos originais de contribuição científica no campo das Ciências Jurídicas, ao enfoque da prática jurídica.

Os artigos e manuscritos submetidos à publicação na revista eletrônica Práxis Jurídica são avaliados inicialmente pelo Editor-Chefe, que verificará se encon­tram de acordo com as normas de submissão. Caso estejam de acor­do, os artigos serão encaminhados aos Editores especializados, que avaliam se enquadram no esco­po da revista eletrônica e se apresentam mérito para publicação.

Depois de os manuscritos terem sido analisados pelos editores, eles poderão ser devolvidos ao(s) autor(es) para adequações às normas da Revista ou, simplesmente, negados por falta de mérito ou escopo. Caberá ao(s) autor(es) atender às sugestões e recomendações dos avaliadores; caso não pos­sa(m) atender na sua totalidade, deverá(ão) justificar ao comitê da Revista. Após as correções, os ar­tigos podem retornar aos avaliadores para emissão do parecer final. Uma vez aceito, o trabalho é en­caminhado para revisão de texto e de referências. Após diagramação, o texto é submetido a corre­ções finais pelos autores e avaliação final pela equipe editorial.

Política editorial


Manter elevada conduta ética em relação à publicação e seus colaboradores; rigor com a qualidade dos artigos científicos a serem publicados; selecionar revisores capacitados e ecléticos com educa­ção ética e respeito profissional aos autores e ser imparcial nos processos decisórios, procurando fa­zer críticas sempre constru­tivas e profissionais.

Público Alvo


Comunidade, nacional e internacional, de professores, pesquisadores, estudantes de pós-graduação e profissionais e causídicos dos setores públicos e privado da área das Ciências Jurídicas.

Forma e preparação de manuscritos


O conteúdo e as opiniões apresentadas nos trabalhos publicados não são de res­ponsabilidade do corpo editorial, da redação e não representam necessariamente as opiniões da revista eletrônica Práxis Jurídica, sendo o autor do artigo responsável pelo conteú­do científico do mesmo.

O Manuscrito deverá apresentar as seguintes características: espaço 1,5; papel A4 (210 x 297 mm), enumerando-se todas as páginas e as linhas do texto, páginas com margens superior, inferior, es­querda e direita de 2,5 cm; fonte Times New Roman 12.

Na primeira página deverá conter o título do manuscrito, o resumo e as cinco (5) Palavras-Chaves.

Forma dos manuscritos


O Manuscrito deverá seguir a seguinte sequência:

TÍTULO em português; RESUMO (seguido de Palavras-chave não incluindo palavras do título); TÍTULO em inglês; ABSTRACT (seguido de Keywords não incluindo palavras do título); 1. IN­TRODUÇÃO (incluindo revisão de literatura e o objetivo); 2. MATERIAL E MÉTODOS (conforme for o caso); 3. RE­SULTADOS; 4. DISCUSSÃO; 5. CONCLUSÃO; 6. AGRADECIMENTOS (se for o caso) e 7. RE­FERÊNCIAS (alinhadas à esquerda e somente as citadas no texto).

Nos casos de essays, resenhas, análises e outros textos diversos, caberá aos Editores a decisão sobre o formato básico.

A revista eletrônica Práxis Jurídica adota as normas vigentes da ABNT 2002 - NBR 6023.

A Introdução deve ser curta, definindo o problema estudado, sintetizando sua importância e desta­cando as lacunas do conhecimento que serão abordadas no artigo. Os Métodos empregados, a fonte de dados e critérios de seleção, dentre outros, devem ser descritos de forma compreensiva e completa, mas sem prolixidade. A seção de Resultados devem se limitar a descrever os resultados encontrados sem incluir interpretações/comparações. O texto deve complementar e não repetir o que está descrito em tabelas e figuras. A Discussão deve começar apreciando as limitações do estudo (quando for o caso), seguida da comparação com a literatura e da interpretação dos autores, extraindo as conclusões e indicando os caminhos para novas pesqui­sas. O resumo deverá ser do tipo informativo, expondo os pontos relevantes do texto relacionados com os objetivos, a metodologia, os resultados e as conclusões, devendo ser compostos de uma se­qüência corrente de frases e conter, no máximo, 250 palavras. (ABNT-6028).

Submissão do Manuscrito


Ao submeter um Manuscrito à Revista (somente em formatos compatíveis com LibreOffice ou Microsoft-Word), o(s) autor(es) deverá(ão) entrar no site <http://praxis-juridica.blogspot.com.br/> e clicar no link “Participar deste site”. Em seguida, encaminhar o manuscrito para o e-mail:


O conteúdo e as opiniões apresentadas nos trabalhos publicados não são de responsabilidade desta revista e não representam necessariamente as opiniões da revista eletrônica Práxis Jurídica, sendo o autor do artigo responsável pelo conteúdo científico, material e ideológico do mesmo.

0 comentários:

Postar um comentário

Página inicial